terça-feira, abril 11, 2006

Bela Cruz

Quem não conhece o mítico Bela Cruz? É uma instituição na nossa cidade, tão antiga que nos bate a nós e aos nossos pais em idade... Senão vejam esta foto tirada no III Grande Prémio de Portugal, em 1953:


















Mais info e fotos deste Grande Prémio, em http://supertrains.com.sapo.pt/oporto53.htm
Pois é. Este ícone da nossa vivência ainda existe, e está em plena actividade. Com gerência dos ex-Pop Jam Session attendees Bruce McCrorie, Teresa Lobo e Nuno "Entulho", o Bela Cruz vive da e para a noite, mas também serve almoços! :)

Fui lá a convite de um amigo, para um jantar de comemoração da mudança na sua carreira e local de trabalho. Uma das convidadas (também, sendo irmã dele, seria estranho ser excluída!) foi a nossa "nocazz"...

Confesso que nunca antes tinha entrado no Bela Cruz, por isso foi tudo novo para mim. Entrei pela porta que dá para a Av. Boavista, que é a porta do restaurante em si (para quem não sabe, o Bela Cruz também tem um Bar e Discoteca).
À entrada, cá fora, tem o menu para consulta, e transposta a porta de vidro damos de caras com um corredor, com um balcão de bar do lado direito, e a sala de refeições do lado esquerdo.
A sala não é muito grande (alberga qualquer coisa como 40-50 pessoas - estimativa minha), e toda a "parede" que dá para a Av. Boavista é um enorme vidro de alto a baixo com cortinas semi-transparentes, o que lhe confere imensa luz e um ambiente "arejado".

Contudo, nessa noite não jantámos na sala principal, pois estava marcado um outro jantar que iria ocupar essa sala quase toda. A nossa mesa - redonda - estava posta numa sala contígua, que é mais uma "lounge" servida pelo tal bar que mencionei, com mesas e cadeiras altas, e bancos corridos (talvez sejam mais cadeiras corridas, almofadadas) nas paredes laterais. A decoração dessa sala quase faz lembrar um corredor do Metro de Londres, com a sala em forma de tubo elíptico, e as paredes em mosaico branco...

Fui imediatamente recebido pelo Nuno (um dos gerentes), que me indicou a mesa já - elegantemente - posta para os 8 originais; mencionei-lhe que já só seríamos 5, e imediatamente foram retirados os 3 lugares a mais, e os lugares redispostos para dar mais espaço. Convidaram-me a sentar e a tomar (e/ou comer) qualquer coisa enquanto esperava (fui o primeiro a chegar), e durante a minha espera fui sempre atenciosamente "incomodado" para confirmarem o meu bem-estar.

Aliás, se há alguma coisa a apontar de toda a experiência, será talvez o "excesso de zelo". A empregada que nos atendeu era um bocado "insegura" no trato com as pessoas, e pecava por demasiada cordialidade e insistência em confirmar os pedidos, o estado da refeição, etc... A certo ponto tornava-se incomodativo por quebrar várias vezes o "ritmo" da conversa...

Mas prefiro apontar isso à falta de confiança da empregada em si, e não à política de atendimento do restaurante. O serviço foi muito bom, sempre com muita atenção ao detalhe e bom trato com os clientes. Infelizmente as nossas escolhas do menu foram sempre influenciadas pelo facto de haver um grande grupo na outra sala, pelo que nos iam advertindo do facto de determinados pratos poderem demorar bastante a fazer... No fim, acabámos por escolher sempre os pratos mais "rápidos" - o que não quer dizer que tenham sido maus.

Entre os óptimos cogumelos recheados e as sopas de entrada, os pratos de bacalhau lascado com broa e grelos - acompanhados de batatas assadas com casca, e regados de azeite -, de caril de gambas com arroz e de esparguete negra com gambas, acho que ninguém teve reparos a fazer. Da minha parte, o bacalhau estava bastante bom (não está no topo da lista, mas satisfez-me). Como sobremesa escolhemos uns fofos de chocolate (uns pequenos soufflés de chocolate) acompanhados com gelado de baunilha e mousse de manga, que estavam muito bons também - excepto o da nossa "nocazz", que por algum motivo estranho sabia excepcionalmente mal, e foi trocado por uma (dito por ela) excelente mousse de chocolate.

No fundo, e apesar da experiência não ter sido a mais adequada para relatar aqui - por não termos tido a refeição em circunstâncias "normais" de funcionamento da casa -, foi bastante satisfatória, e recomendável - apesar dos cerca de 20€ que desembolsámos pela refeição, sem termos entrado nos vinhos (bebemos cervejas e água).

Por tudo isto, agradou-me a 4 sentidos, e desejo repetir a experiência, num destes dias...


Bela Cruz
Avenida da Boavista, 5448
4099-038 Porto
tel. 226 106 469
fax 226 106 214

(fica na esquina da Av. da Boavista com a rotunda do Castelo do Queijo, do lado direito de quem desce. Pode-se estacionar na Av. Boavista, na berma - tem lugares assinalados -, ou na rua da entrada lateral do Bela Cruz)

2 Comments:

At 11 abril, 2006 12:42, Blogger nocazz said...

Também dou 4 sentidos, mas mesmo que não desse seria sempre um jantar memorável ;)
O meu irmão que o diga!

 
At 13 agosto, 2007 15:01, Anonymous Anónimo said...

bem..desde ja um abraco a todos os "meus vizinhos" vivo actualmente em New York,fui morador no bairro da vilarinha e obviamente q tenho no meu coracao boas recordacoes do cafe..sou um eterno saudoso,adoro essa zona q me viu nascer>>nasci na rua da vilarinha muito perto da casa do Manuel de Oliveira,como disse adoro o Bela Cruz e ate na ultima vez q ai estive tive num papo com o Reininho:) va ele e o perrito dele...ehehe.por hoje e tudo,gostei do q vi:) um abraco do Aurelio (Lee) Santos. New Rochelle, N.Y

 

Enviar um comentário

<< Home