segunda-feira, abril 10, 2006

Introdução...

Bem vindos ao "De blogar por mais!"

A ideia deste blog partiu de um grupo de amigos, quando se debatiam onde fazer um dado jantar, num dado dia, com um outro grupo de amigos... Palavra puxa palavra, e enquanto não se decidia o sítio, achámos que seria bom termos uma referência mútua de restaurantes, bares, cafés, casas de pasto, tascos e tascas onde algum de nós já tivesse ido alguma vez, e sobre o qual tivesse uma opinião (favorável ou não). Daí, nasce a ideia - brilhante - do blog (obrigado Inês!). :)

Para que tudo corra da melhor forma, e este blog se torne num bom sítio de consulta - e não num pesadelo de pesquisa - há que estabelecer e fazer cumprir um conjunto simples de regras. Regras que não pretendem demover ou limitar as participações das pessoas, mas sim facilitar a pesquisa e a consulta de informação das nossas opiniões gastronómico-geográficas (uma forma muito científica de dizer "dos restaurantes e da comida que lá servem"). Como tal, aqui vão elas...

Regras para novos posts:
  1. O mais importante é o título. Através do título se fará a pesquisa inicial. Como tal, o título do post deve ser o nome do estabelecimento.
  2. Para facilitar a escolha, no fim do post dever-se-á pôr um número de referência/avaliação pessoal da qualidade do estabelecimento. Como não se come só pela boca, vamos chamar a este número o número de "sentidos" que o estabelecimento nos despertou (de 0 a 5, claro, que 6 só algumas mulheres e o miúdo do filme é que têm...). Como exemplo, o fim de um post seria: A minha avaliação: 5 sentidos.
  3. O texto descritivo será do gosto e estilo próprios de cada um, pelo que não iremos - nem queremos! - limitar nenhum deles, para dar total liberdade de opinião ao autor do post. O post tanto pode falar do estabelecimento em si, como da(s) nossa(s) experiência(s) no mesmo, como de ambas as coisas e mais algumas... Sem limites!
  4. No fim, será excelente e conveniente que se inclua o endereço e número de telefone do estabelecimento, e eventualmente (se possível) uma descrição sucinta de como lá chegar, e/ou da localização e aspecto exterior do mesmo (ex: "depois dos semáforos, terceira rua à direita, casa amarela ao fundo da rua").
  5. Serão bem-vindos todos os comentários aos posts efectuados, no sentido de acrescentar ou dar outras opiniões sobre os sítios mencionados; no entanto, os comentários serão sujeitos a revisão para "filtrar" informação não desejada ou relevante com o assunto em causa (tipo SPAM, publicidade não requisitada, comentários rudes, etc...).
  6. No entanto, só amigos directos dos autores do blog serão autorizados a efectuar posts, pois o objectivo do blog é esse mesmo - partilhar opiniões entre amigos. Caso contrário, a ideia perder-se-ia, pois as opiniões de terceiros não teriam sentido nem fundamento para nós...
  7. Para ganhares o direito de colocar novos posts, entra em contacto com um dos autores que conheças melhor, e pede para seres adicionado!

Posto isto, esperamos contar com as vossas colaborações, e que este blog se torne numa verdadeira referência para todos nós.

Ao ataque! E bom proveito... ;)