segunda-feira, abril 10, 2006

Gira-pratos




Uma boa surpresa este bar-restaurante!

Decoração moderna, com tudo o que ela implica, incluíndo mesas enooormesss que desaconselho a quem goste de “dar a mão ao querido” durante o jantar: o querido estará quase a um metro de distância tornando estes gestos carinhosos um pouco “redículos”!

Como estava com as minhas “spice-friends”, apenas tivemos que aumentar o tom de voz das nossas conversas surreais, para fazer o som chegar ao outro lado!

Pratos quadrados, brancos, simples e requintados (parêntesis para exaltar o bule que é lindíssimo, pena que não coube em nenhuma das nossas carteiras!!), pousados sobre individuais à la tapete de carro (assim nos fez ver o nosso convidado), sobre umas mesas laranja muito Jah!

A maior novidade ainda foi mesmo o menu: original na forma, e super original no conteúdo!

A lista vem “clipada” a uns discos em vynil (a mim coube-me um exemplar muito 80’s, cujo nome nem cheguei a ver pois fiquei presa nos penteados das estrelas) que nos remete para os fins de semana onde o espaço funciona também como bar, com direito a dj e tudo.

Do menu constam pratos como Lasagna de alheira, Bife argentino com molho de morango, Hamburguer de tofu e cogumelos e mousse de cerveja abadia! Estes são apenas alguns, os que consegui reter, a título de exemplo.

Lançamo-nos todos ao bife argentino, uns por medo de arriscar, outros por pura curiosidade! Pena que o bife tenha realmente vindo da Argentina, a pé, porque o molho estava delicioso! Temi que fosse algo rebuçado, mas conseguiram encontrar um ponto muito agradável em que o verdadeiro sabor a morango enquandrava perfeitamente com as batatas gratinadas do acompanhamento, e com a própria carne.

Rematamos com um “cheese-cake” de nome complicado e um chá (ai, o bule!).

Foi a meio da semana, pelo que o sítio estava bastante calmo (aka quase vazio), deixando-nos com alguma curiosidade: será que ao fim de semana está mais concorrido, pelo menos como bar?

O restaurante tem um detalhe muito engraçado, perfeito para nós as 4, mas que apenas funciona com um pouco mais de animação, quer dentro, quer fora do restaurante: tem uma mesa na montra! Literalmente na montra: espaço fechado, separado do resto do restaurante por uns biombos, com um vidro que dá para a rua.

A rua é exactamente o mais estranho e escuro de todo o conjunto, e o facto de o restaurante ser numa zona de acesso pedonal fez com que, muito provavelmente, tivessemos sido as únicas pessoas a passar na rua naquela noite de 4ª feira.

Quanto ao “plim”: pagámos 15 por pessoa, bebendo água “de caneca” e apenas com uma sobremesa: facilmente chega aos 20 e tal por cabeça.

Para mim é a repetir! Alguns daqueles pratos deixaram-me bastante curiosa e o ambiente do espaço agradou-me – aos 4 sentidos!

Over and out.

Restaurante Gira-pratos

Rua Mártires da Liberdade, 108/112
Tel: 22 2011070

(a Rua Mártires da Liberdade é a rua que passa ao fundo da Rua dos Bragas. O Gira-pratos fica para o lado pedonal da rua, quem sobe os Bragas, à direita. Sugiro estacionamento na Praceta Coronel Pacheco que é grátis durante a noite.)